O que é Comise?

Conselho Missionário dos Seminaristas
 na mística missionária de Aparecida

Antônio Carlos Nunes*consigliere3@pime.org

O Conselho Missionário do Seminarista (Comise), mais do que um movimento na espiritualidade eclesial, é uma dimensão mística que perpassa todo o processo formativo dos futuros sacerdotes e leigos consagrados.

Objetivos do Comise:
* formar a consciência missionária dos formandos,
* informar formandos e formadores sobre a situação do mundo,
* estimular a colaboração pessoal e promover a cooperação solidária,
* “colocar o mundo sobre o altar”, juntamente com o pão e o vinho.

A proposta formativa do Comise é ampliar as ações pastorais para além da paróquia, diocese, congregação ou do país. Sua mística vem nas últimas palavras de Jesus: “Ide, fazei discípulos em todas as nações...” (Mt. 28,19).

A Missão no Documento de Aparecida

A V Conferência Geral do CELAM, realizada em Aparecida em 2007, propõe que toda a ação pastoral da Igreja seja orientada para a Missão. O projeto exige uma mudança de mentalidade e de comportamento de todas as forças vivas, atuantes nas pastorais, movimentos, associações e grupos, sobretudo na formação e preparação do clero. Eis um resumo:
1 – passar de uma pastoral paroquial de “manutenção de uma minoria” à prioridade maior: a Missão.
2 – passar do “centro” à “periferia” (DA 372).
3 – passar de uma Igreja que tem “missões territoriais” e se contenta com coletas e orações para as missões, a uma Igreja na qual a dimensão missionária perpassa todas as pastorais.
4 – passar da época dos “profissionais da missão”, a uma Igreja totalmente missionária (Ad Gentes, 2 e DA 375).
5 – os religiosos terão de passar de administradores de paróquias, ao seu carisma original, inculturando-o segundo os desafios pastorais atuais (DA 517).
6 – as Congregações e Institutos missionários terão de passar de “fundadores”, a “animadores” das estruturas eclesiais e de assistências sociais, abrindo-as à missão além-fronteiras (DA 376).

Missão Continental

O DA traz a proposta oficial de realizar a Missão Continental, idealizada no CAM 3 – Comla 8 (realizado em Quito, Equador)  e, assim, “colocar a Igreja em estado permanente de missão” (DA 551).
Bento XVI estimulou a Igreja nas Américas a prosseguir em “sua missão evangelizadora que convoque todas as forças vivas deste imenso rebanho, ... ao enviar, sobretudo entre as casas das periferias urbanas e o interior, seus missionários leigos e religiosos, procurando dialogar com todos em espírito de compreensão e de delicada caridade” (DA 550).
A Missão Continental não exclui a Missão ad gentes e além-fronteiras; pelo contrário, estimula a Igreja nas Américas a continuar a “dar de sua pobreza” (Puebla 386). A mística missionária, que deve inspirar todas as forças vivas da Igreja, é: “pensar mundialmente e agir localmente”.      

Box:
Formação Missionária nos Seminários (Formise)

As Pontifícias Obras Missionárias criaram o programa Formise, cujo objetivo é proporcionar uma formação missionária a todos os seminaristas. No seu seminário já existe o Comise?
Informações: www.pom.org.br

*Pe. Antônio C. Nunes (Toninho)
é um dos atuais conselheiros da Direção Geral do Pime, em Roma
Da Revista Mundo e Missão, E
d. 140 – março/2010 

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA – Pag. 29
 
COMISE CARATINGA | by TNB ©2010